terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Comprando o trailer KC 380




Depois de vender nossa Kombi Safari e passar a experiência de acampar novamente em barraca resolvemos procurar um novo motorhome, mas o alto custo para aquisição de um ainda não nos permitiu concretizar este sonho. Foi então que decidimos partir para uma experiência com trailer cujo valor é mais acessível. Após a decisão tomada, começava a busca na internet por um trailer que realmente estivesse dentro das nossas expectativas. Em novembro de 2016, encontramos um no Rio de Janeiro e depois de muita conversa com o proprietário e de tirar algumas dúvidas agendei uma visita sem compromisso.

Saí de Brasília numa quarta-feira e na quinta feira pela manhã estava no endereço do vendedor. Fui conhecer o trailer e pedi para fazer um teste puxando com minha caminhonete. A experiência não foi das melhores, o trailer estava parado há um ano na garagem do proprietário porque o amortecedor da lança estava estragado. No mais, o trailer estava todo original e em bom estado, precisando apenas de uns pequenos reparos estéticos e no amortecedor da lança que eu imaginava ser simples. Arrisquei e compramos o trailer, fui ao banco e ao cartório para reconhecer o documento de venda e depois levei o trailer para uma garagem próxima ao hotel onde estava hospedado, lá desmontei a lança para trocar o amortecedor e tentar levar o trailer para Brasília. Após desmontar, percebi que o problema com a lança era maior do que eu imaginava. Não consegui achar um amortecedor que pudesse substituir o original, mas como precisava levar o trailer para casa, fiz uma adaptação e coloquei umas borrachas por dentro para amortecer as pancadas e assim imaginei conseguir levá-lo e lá resolver o problema de forma definitiva. Terminei de montar a lança as 23h da quinta-feira e fui dormir para sair na sexta-feira de manhã.

Na sexta-feira, o primeiro trecho do caminho era subir a serra de Petrópolis e a subida foi tranquila, mas quando a subida terminou e comecei a pegar a reta as borrachas não aguentaram e começou uma pancada forte na traseira do carro. Encostei em um posto de combustível em Itaipava e comecei a pensar no que poderia fazer quando tive uma ideia: precisava arrumar um lugar que fizesse solda, pois as ferramentas para desmontar eu havia levado. O frentista do posto me informou que a uns 2 Km à frente havia uma oficina de caminhão que possuía máquina de solda. Segui em frente até achar a oficina e verificar a possibilidade deles fazerem a solda pra mim. Minha ideia era colocar um amortecedor externo, mantendo o original e acrescentando mais um externamente. O mecânico aceitou fazer a solda, mas não tinha o material para a adaptação e indicou uma autopeças na cidade. Na autopeças consegui comprar parafusos de aço, porcas, arruelas e um amortecedor de duplo efeito, retornei à oficina e mãos a obra. Após umas 3 horas de trabalho, o serviço foi concluído e recoloquei o trailer no engate para testar. Ficou perfeito, funcionou muito bem e os 1100 Km até Brasília discorreram sem nenhuma pancada.

Já em Brasília, realizei uma revisão geral na suspensão, nos freios, e algumas modernizações no trailer mantendo as características originais, ficando assim pronto para nossa primeira grande aventura com ele.





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